Edital para apresentação de projetos da Campanha da Fraternidade 2024 será publicado nesta quinta-feira, 2 de maio
Publicado em: 30/04/2024

Os projetos devem ser apresentados até o dia 2 de junho.

No último sábado, dia 27 de abril, em reunião do Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), foi aprovado o Edital para apresentação de Projetos relacionado ao tema da Campanha da Fraternidade 2024: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf. Mt 23,8).  Conforme as orientações do Edital, os projetos devem ser encaminhados até o dia  02 de junho de 2024. Após análise do Conselho Gestor do Fundo Diocesano de Solidariedade os projetos aprovados serão publicados no portal da Diocese de Limeira.

O grande gesto concreto da Campanha da Fraternidade é a conversão do coração, verdadeira mudança de vida que se dá a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo. Deste encontro brota naturalmente o compromisso com a fraternidade, com uma vida de santidade e serviço ao próximo.

A CF se expressa concretamente pela oferta de doações na “coleta da solidariedade”. É um gesto concreto de fraternidade, partilha e solidariedade, feito no âmbito nacional, em todas as comunidades cristãs, paróquias e dioceses. A Coleta da Solidariedade é parte integrante da Campanha da Fraternidade. O gesto fraterno da oferta tem um caráter de conversão quaresmal, condição para que advenha um novo tempo marcado pelo amor e pela valorização da vida.

Na Campanha de 2022, sob o tema da “Educação”, seis projetos foram contemplados pelo Fundo Diocesano. Três projetos vinculados à Igreja Católica: Pastoral da Criança; Paróquia N. Sra. da Assunção (Porto-Ferreira) e Paróquia São Judas Tadeu (Americana). E dois projetos da sociedade civil: Associação de Comunicação Comunidade FM e Vestibular para Todos (Porto-Ferreira); Associação de Acolhida – AMA (Americana). Em 2023 (“Fraternidade e Fome”), os valores arrecadados foram destinados, exclusivamente, para a CARITAS – Organismo diocesano responsável pela ação caritativa da Igreja.

Agradecemos ao povo de Deus presente em nossas comunidades pela participação na coleta da solidariedade e na reflexão do tema da Campanha da Fraternidade 2024. Rogamos a intercessão e a proteção de Nossa Senhora das Dores, na construção e vivência da Fraternidade e Amizade Social em nossa Diocese de Limeira.

Pe. Bruno Gabriel Steim
Assessor diocesano de Campanhas